quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CIDADE LIMPA-EU APÓIO ! - Só o básico,já não basta

A COHAB,Conjunto Pedro I em nome oficial,em Realengo não é mesmo um local fácil para a limpeza urbana.
Aonde os moradores dos prédios botariam entulhos para a COMLURB vir buscar ? Na garagem compartilhada com outros moradores ? já viu a confusão que ia dar...
Só há um lugar mesmo-nas calçadas.
Não absolvendo os moradores que deveriam no mesmo momento agendar a retirada de entulho com a COMLURB,porém há uma série de complicações práticas.Complicações que não advém das COMLURB Realengo e Jardim Novo,mais do modo que se tratam os "entulhos"na política de limpeza urbana da prefeitura.
Primeiro a exigência de ensacar-como ensacar,por exemplo,um sofá ou uma poda de árvores do modo que a COMLURB solicita ? E entulho de obra,então ?
Sequer pode-se pôr o entulho na calçada-que guarde-se o entulho na residência até a COMLURB vir buscar,por que pôr na calçada é transgredir a lei...
Residência "leia-se" na COHAB é dentro do apartamento,ou no corredor ; ou em outras áereas compartilhadas.
Imagina-se aguardar até a COMLURB vir buscar o entulho da obra da sala-de-estar...na sala-de-estar ! Só com isso,não vai se completar obra nenhuma em sala-de-estar...e este é o mínimo transtorno.
Todo o ano,nesta época,e em 2.011 mais cedo e com mais vigor graças a melhora da renda ; as obras começaram mais cedo,foram de maior porte e deste modo geraram mais entulho...que ficaram nas calçadas,causando transtornos e degradando a paisagem.
Como pessoa que gera entulho,liga para a COMLURB e sabe do esforço,mais também das dificuldades e que acompanhou obras nos prédios ; vejo que os moradores sugerem que a COMLURB tenha um serviço de caçambas para que este entulho seja depositado,há porém o complicador do local virar um fóco de mais e mais entulho...de todo modo,a COMLURB não oferece o serviço e não adianta que quem faz obras,reformas e construção com dificuldades ,orçamento apertado,não tem como pensar o aluguel de uma caçamba como algo essencial,sob raras e felizes exceções.
É muito triste ver pilhas de entulho em lugares emblemáticos como a frente de escolas públicas,sendo as escolas municipais Átila Nunes,a Stela Guerra Duval e a Professor Afonso Henrique Saldanha as mais recorrentes ; ou ainda a frente da Fundação Leão XIII ou a frente da Paróquia Sagrada Família.
É preciso mais entendimento aqui na COHAB,obras causam transtorno,mais são benéficas ao bem-estar geral.
As pessoas ainda trocam móveis,eletrodomésticos e eletroeletrônicos e jogam fora oque não lhes serve e não conseguem quem os queira nos entulhos,e tudo isso acumula nesta época de fim de ano.
É impossível continuar neste rumo !
A renda aumenta,o lixo aumenta.
Só o básico,já não basta.Não basta pôr entulho nas calçadas,como não bastam os serviços de limpeza urbana continuarem a agir como se este fenômeno não existisse.
As caçambas não vão virar "pólos de entulho"se forem recolhidas ao menos 2 vezes por semana,os "pólos de entulho"já existem e aumentam-são as calçadas.E os prédios que fazem obras teriam o dever moral de pedir,aceitar e estimular o uso das caçambas e evitar que a COHAB tenha suas calçadas tomadas por lixo.
A COHAB não tem "quintal ",é sob essa especificidade que deve se pensar a limpeza urbana nesta região de Realengo.

* As fotos são do dia 26/10/11,um dia após o recolhimento usual de lixo na região.




Nenhum comentário: