quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A CRISE É DELES,NÃO NOSSA




Quem observa as ações criminosas que assolam o Rio de Janeiro provavelmente achará que mais uma vez o poder público é refém da marginalidade.Ledo engano.
Na verdade estamos assistindo os últimos suspiros daquilo que se chama Comando Vermelho.As ações ousadas,são fruto da perda de apoio social nas comunidades e de territórios e domínios e mesmo de influência pela presença do estado aonde antes era ausente e os traficantes do Comando agiam como o estado de fato.
Não mais.
O Governo Lula através do PRONASCI e a parceria com governadores como o do Rio de Janeiro Sérgio Cabral começou a ruir os domínios do Comando,eliminando ou isolando suas lideranças e com ações sociais levando o estado aonde ele deve estar.A plataforma de combate ao crack e clínicas específicas no programa de Dilma Rousseff vem bater no que faltava : o mercado;ou seja,os usuários.
O Comando Vermelho que nasceu com respaldo das comunidades em que se estabeleceu,frutos de lutas ideológicas contra as injustiças e a ditadura de 64,foi aos poucos caindo no lago comum do comércio de drogas como fim e não como estratégia,foi perdendo legitimidade popular passando a dominar pelo terror ao invés da antiga cooperação com as comunidades.Sob uma ou outra exceção,o Comando Vermelho tornou-se uma potência do tráfico em vez de uma força de transformação social como pensado a princípio.
Não á toa foi se fragmentando e perdendo poder.
A queda do Comando Vermelho,é gradual e por mais que critiquem vem de longo prazo tendo maior força na gestão Leonel Brizola,como governador do Rio que com políticas sociais drenou apoio popular ao Comando e não o contrário como se apregoava.Bem ou mal,o Governo Garotinho-Rosinha reforçou esta tendência.O Governo Cabral com o PRONASCI junto com a perda de apoio popular do própio Comando é o auge de sua queda que é clara e iminente.
Uma facção que contava com jovens que morriam por acreditar que o Comando ajudava sua comunidade,hoje são coagidos,drogados ou mercenários por espírito.Hoje o que tem o Comando Vermelho?-Mercado,ou seja usuários de drogas que os dão capital para que se armem e assim por terror continuam a manter comunidades reféns.
AS UPP´s já mostraram-os populares não se mobilizam em defesa do Comando,ao contrário,felicitam por terem se livrado deles.
Em termos de armas,logística e dinheiro,o Estado tem bem mais que o Comando.Em termos de legitimidade e apoio popular,hoje também ganha disparado.
Após a perda que sofreu em mãos de milicianos,hoje o Comando Vermelho é o alvo principal do Estado,não à toa as UPP´s deram prioridade as centrais da facção e tb por ser a maior facção do tráfico no Rio também é especialmente visada.Mais as UPP´s precisam do apoio da população local para se manter e tem conseguido por que o Comando a perdeu.Oque vemos hoje é a única opção que restou ao Comando Vermelho-o Terror,resistir pelas armas,pois por ideologia e apoio das comunidades perdeu.É esta "sombra"de Comando Vermelho que se pusemos a combater,uma organização decadente que só tem isto a oferecer-Terror pelo domínio territorial de bocas de fumo,pois o povo local eles já esqueceram faz tempo,o problema deles é que há tempos o povo local também esqueceu o que um dia eles já representaram.

Nenhum comentário: