terça-feira, 9 de junho de 2009

ATENDIMENTO NO ALBERT SCHWEITZER

Anteontem fui com minha mãe e minha irmã no H.E Albert Schweitzer em busca de um atendimento mais detalhado como exame de sangue já que na U.P.A de Realengo nosso problema não se resolveu.Ir num Hospital é sempre desagradável,pois afinal só vamos a um médico se estamos doentes e as péssimas condições de atendimento ainda tornam muito pior ir a um hospital público.Tenque ter muita saúde pra aguentar e se vamos ao médico é justamente porque saúde nos falta...
É clara a diferença no comportamento dos funcionários da rede pública estadual aos dos antigos da rede municipal de César Maia e dos tempos de Garotinho.Antes os funcionários nos olhavam com asco,como se fóssemos um estorvo e respondiam rispidamente com muita falta de educação.Hoje,pelo menos no Albert fui rasoavelmente bem tratado assim como na U.P.A,já nos veem como gente.
Infelizmente no início apesar de fazerem rápido a ficha,os funcionários mentiram sobre o tempo médio de espera-disseram ser de 2 horas,mais na verdade era de 4 horas.Depois de 2 horas éramos chamados é pra outra sala de espera lá dentro...
Na parte de fora aonde se espera estava tudo muito sujo e muito calor sem qualquer tipo de ventilação oque certamente favoreceu para que me sentisse pior,ao menos a entrada do hospital é bem aberta e deu pra pegar um pouco do ar que circulava na rua.
Depois de um longo tempo,fui chamado e "redescobri"a sala interna de espera.Haviam dois ventiladores lá ao menos,apesar do estado precário.A espera foi longa...
Primeiro houve um "problema no sistema"que fez a coleta de sangue parar e as pessoas terem que esperar cerca de 5 horas para buscar o resultado de seu exame e prosseguir a consulta médica.
Logo se viu a situação dos médicos,só haviam 2 de plantão pra atender dezenas de pessoas só ali na sala interna.Logo o plantão mudou e ficou apenas 1,apenas 1 doutora para atender todo mundo!!!
A doutora ainda veio e explicou a situação,mais é claro que ninguém gostou,nem ela.
Ainda houveram "prioridades",ou seja pessoas que chegam em estado muito grave,quase desmaiando e que precisam ser atendidas na frente.
E tudo nas costas de uma única médica!!!
Ouve-se diversas histórias nas filas dos hospitais,as pessoas tenquem conversar pra esquecer a dor e o longo tempo de espera.Não é preciso ser médico para saber que metade das pessoas ali estavam com os mesmos sintomas-febre,vômito,dores pelo corpo,etc.Mais a tarde a doutora diz suspeitar de dengue.E que muitos foram a U.P.A de Realengo e não resolveram nada,o motivo-não há medicamentos,tudo lá é na base da Dipirona.Foram muitas as histórias e como eu a maioria já havia peregrinado por outros locais sem resolver seus problemas.
Depois de um tempo chegou um outro médico,alguns disseram que ele já estava lá mais não queria atender,outros que o médico faltou e teve que vir o chefe da equipe que já tinha feito outro plantão e mesmo exausto teria que atender de novo...
Depois de eras,no mínimo,mais 2 horas fui atendido pela médica que me passou um exame de sangue e uma dipirona.Dipirona!!!Isso já está me cansando...
No fim,as coisas foram mais rápidas(bem eu dei uma cochilada por isso não posso dizer com certeza).Saiu o exame de sangue e dessa vez fui atendido por um doutor que me deu um remédio pra anemia-no exame mostrou o quadro claro de anemia.O olhar do médico já denunciava estar cansado.Assim é difícil trabalhar...
Fui para casa pensando se dessa vez meu problema vai se resolver ou se provavelmente terei que seguir outra peregrinação...
Claramente se vê que a falta de estrutura e as péssimas condições de trabalho dos médicos impedem um bom atendimento.Que o governador Sérgio Cabral olhe novamente pro Albert,está precisando.Foi uma grande falha se ter permitido a terceirização da áerea médica que resultou em condições ainda piores de trabalho.Sem uma grande mudança estamos condenados.

Nenhum comentário: