sexta-feira, 19 de junho de 2009

A grande pesquisa que apontou Mousavi na frente de Ahmadinejad

Durante toda a campanha presidencial iraniana todas as pesquisas de intenção de voto davam a Ahmadinejad uma larga vantagem sobre Mousavi.Pesquisas feitas pelos órgãos mais diferentes-TV estatal iraniana,BBC,CNN,Washington Post,Al Jazeera e tantas outras.Todas apontando Ahmadinejad com cerca de 60 por cento dos votos e Mousavi com cerca de 30 por cento.Bem próximo a eleição essas mesmas pesquisas apontaram uma subida de Mousavi que chegou a 40 por cento,porém Ahmadinejad prosseguia bem na dianteira com 60 por cento das intenções de voto.Porém faltando cerca de duas semanas para a votação,praticamente toda a mídia deixou de divulgar as pesquisas e passou a apenas divulgar notas como esta:
"Ahmadinejad e Mousavi disputam a dianteira nas eleições no Irã"
Isto dá a entender que disputam palmo a palmo,quando na verdade há uma grande diferença-Mosauvi com 40 por cento e Ahmadinejad com 60 por cento.
Por que não quiseram divulgar a pesquisa?Por que do nada as pesquisas sumiram da pauta do dia aonde sempre estiveram tão presentes durante toda a campanha?
Porém,em cima das eleições a mídia em peso passou a comentar uma pesquisa que mostrava Mousavi na frente de Ahmadinejad!Estaria Mousavi ultrapassando e ganhando a dianteira rumo a vitória?!
Estaria "coroada" a revolução verde?
Poucos disseram porém que todas as redes e institutos mantiam suas previsões de que Ahmadinejad liderava com 60 por cento e Mousavi com 30-40 por cento.
Então de onde surgiu a pesquisa que mostrara Mousavi agora na liderança?
O jornal "Estadão"nos dá a resposta:
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ira-adia-fechamento-dos-colegios-diante-de-grande-participacao,386386,0.htm
"Um destacado aliado do candidato oposicionista moderado Mir Hossein Mousavi disse que ele está prestes a derrotar o presidente linha-dura Mahmoud Ahmadinejad. Sadegh Kharazi, aliado do ex-primeiro-ministro Mousavi, disse à Reuters que pesquisas feitas pelos reformistas mostraram que ele estava conseguindo votos suficientes para vencer já no primeiro turno. "Posso dizer, com base em nossas pesquisas, que Mousavi está obtendo entre 58 e 60% dos votos e nós somos os vencedores", disse ele."

Eis a fonte "neutra e isenta"da pesquisa que mostrou Mousavi na frente-os partidários do própio Mousavi!!!

Essa pesquisa que a mídia passou a expor enquanto escondia todas as pesquisas independentes que mostravam Ahmadinejad na liderança folgada.

Silenciando e querendo nos "enfiar goela a baixo"essa pesquisa dos partidários de Mousavi,a mídia preparou o terreno para nos fazer acreditar que a eleição foi uma fraude.

Fraude foi essa pesquisa!

Ahmadinejad liderava sempre em todas as pesquisas,por que só a pesquisa de Mousavi teria crédito?Mais crédito que todas as demais?

Nenhum comentário: