quinta-feira, 25 de junho de 2009

BREVE HISTÓRICO DO TUDEH:FESTA DO IRÃ-PARTE 1

Por:M. Omidvar - March 1993 Escrito por: M. Omidvar - Março de 1993

Este panfleto aborda resumidamente a luta do movimento comunista no Irã.O trabalho do movimento comunista no Irã é de 71 anos e isso inclui os 51 anos do Partido dos Tudeh do Irã,o partido da classe trabalhadora iraniana.Desde a sua constituição,o partido tem sido o principal alvo dos ataques de reação interna e de forças imperialistas que foram e/ou ainda estão dominando a vida política do país,a fim de pilhar os seus vastos recursos naturais.Nosso partido,durante todas essas 5 décadas,tem sido autorizado a operar legalmente apenas por alguns anos.A festa foi banida por vários governos e membros do Tudeh enviados a câmaras de tortura e esquadrões de tiro,mais o partido tem continuado a sua luta com determinação,mantendo-se fiel aos nobres ideais da paz,democracia e do socialismo.Nós celebramos nosso 51º aniversário em um ponto muito crítico,dadas as condições internas e externas.Com o colapso dos países socialistas da Europa Oriental e do abandono ou traição de ideais socialistas por muitos líderes destes países,a histeria de anti-comunismo,que faz lembrar a época fascista dos anos 30 para trás,comunistas de todo o mundo estão a atravessar uma condição muito difícil.Estes tempos difíceis temos um importante dever de compilar a história de nosso partido,com base em fatos históricos e não subjetivos pré-julgados no sentido de pintar um quadro realista para as gerações futuras.

Não temos medo de admitir nossos erros,que o movimento comunista mundial cometeu erros,mais aos olhos da história a maioria dos comunistas de todo o mundo lutou incansavelmente para o desenvolvimento da humanidade,da paz e do progresso.Membros de nosso partido,sofreram e sofrem anos de prisão,exílio,milhares foram mortos,executados sob tortura por aderirem as idéias do marxismo-leninismo para criar um mundo melhor,mais justo para a futura sociedade.Hoje,membros do Tudeh estão a sofrer nos calabouços,nas câmaras de tortura da República Islâmica,lutando pela democracia e pelo socialismo.

Na tentativa de pintar a história com a cor da resistência,a direção tem evitado entrar em uma profunda análise política do passado do partido,de suas políticas e seus erros.Essa brochura se baseia fortemente em partes de documentos,a fim de evitar opniões subjetivas sobre os eventos.A presente compilação é,portanto um breve histórico da vida e luta do TPI,que foi preparada a partir de um montante de partes de publicações e documentos.Deixemos a história falar por si só,uma vez que os fantasmas do passado sabem mais sobre os segredos da história do que alguns violentos analistas de hoje.Oque está agora nas mãos dos leitores é uma tentativa de esboço do orgulho da luta dos Tudeh em seus 51 anos de vida,e não um histórico completo.

O Nascimento do trabalho do movimento comunista no Irã

Com o crescimento da indústria e com ele o desenvolvimento do modo de produção capitalista no final do século 19 e início do século 20,a ideologia marxista encontrou seu caminho no Irã.
O cenário político e social dessa época pode ser resumido como um período histórico de transformações na sociedade iraniana do feudalismo para o capitalismo.
Embora muito lentamente,o novo capitalismo nascente foi crescendo e a classe trabalhadora do país foi a conclusão do processo de sua gênese(nascimento).
No entanto,ambos enfrentaram forças sócio-econômicas desfavoráveis,ou seja,a velha ordem feudal com seu absoluto regime monárquico.
A luta foi gradualmente tomando forma e se espalhando.
Na virada do século,o anti-despotismo em ações desenvolvidas dramaticamente e em um número sempre crescente de pessoas que participaram da luta revolucionária.
Organizações políticas foram formadas nas principais cidades do Irã,para mobilizar e conduzir as massas em especial em Teerã,Tabriz e Isfahan.
Entre eles havia um grupo político formado em 1.898 por Ali Monsieur,um notável intelectual de Tabriz.
Esta organização mais tarde se tornou um dos fortes pólos de luta anti-despódica.
A social-democracia foi primeiro trazida ao país por esses trabalhadores iranianos que viajaram ao Ghafghaz,da Rússia e países asiáticos para o trabalho sazional especialmente na indústria petrolífera do Baku(mais de metade dos trabalhadores nos campos petrolíferos de Baku foram iranianos).
Foi a partir destes trabalhadores que saíram grandes revolucionários iranianos como Heidar Amou Oghly(um dos líderes da Revolução constitucional,bem como o secretário-geral do Partido comunista do Irã).
Em 1904, a fim de organizar atividades sociais-democratas revolucionários entre os trabalhadores do Azerbaijão e outros iranianos, um grupo político denominado "Hemmat" (Aspiração) foi fundado em Baku.
No mesmo ano,folhetos e panfletos publicados em Baku,Tbilisi e Tabriz,ramos do social-democrata Partido dos Trabalhadores da Rússia(bolcheviques)foram distribuidos por Ali Monsieur não só no Azerbaijão mais em outras áereas no Irã,e também após tradução em árabe nas cidades iraquianas de Bagdá e Kazemein.
Entre 1.901 e 1.902,o órgão central do Partido Bolchevique foi enviado a partir da ferrovia Baku-Berlim através de Tabriz.
O "Hemmat"traduziu pela primeira vez o termo "social-democracia"em persa,a fim de torna-lo mais compreensível para as pessoas iranianas que não tinham conhecimento de línguas européias.
Depois de regressar da Rússia em 1.904,Heidar Amou Oghly,juntamente com alguns de seus companheiros,organizaram a partir de Mashad,células do partido revolucionário pelo Irã.
Um ano mais tarde,na véspera da Revolução Constitucional,o primeiro documento oficial do movimento social-democrático no Irã foi aprovado em uma reunião em Mashad.
Após a derrota da Revolução constitucional,e mais tarde,durante a Primeira Guerra Mundial,os social-democratas iranianos continuaram suas atividades,tanto dentro do país quanto no exílio.
Na sequência da vitória da Revolução Russa em fevereiro de 1.917,a derrubada do regime Tzarista,revolucionários iranianos que haviam emigrado para a Rússia encontraram a oportunidade de se organizarem abertamente,aumentar suas atividades e criar seus gabinetes e centros de trabalhadores.
Em Maio de 1917, o Partido Social Democrata iraniano Edalat (Justiça), foi fundado oficialmente, e publicou o seu programa em duas línguas, persa e Azari, em Baku.Na seção do presente documento em persa encontra-se a seguinte declaração:"Entre as reinvindicações dos Edalat estão a transformação da vida,da sociedade e das relações sociais nas bases do socialismo,a fim de pôr termo a exploração dos trabalhadores por aquelem que regram a nossa sociedade."

Nenhum comentário: