sábado, 20 de junho de 2009

Por que os E.U.A se inquietam-2



A influência regional do Irã e com ela a da Rússia e China no Oriente médio aumentou ainda mais ultimamente fruto das mudanças geopolíticas globais com a ascenção dos países emergentes e a crise que afeta principalmente o Primeiro mundo e tem nos Estados Unidos,o seu coração.
Israel ainda mais depois da eleição do conservador Beijamin Netanyahu se torna ainda mais um pária isolado no Oriente médio e sem credibilidade alguma para opinar em oque quer que seja.
A cartada de Obama é a causa palestina,o único modo de recuperar os laços com os países árabes e em especial com a Arábia Saudita,estremecidos pelo Bushismo.
A França de Sarkozy também está pronta para recuperar terreno embora também venha tendo que ceder,pois suas posições a tempos estão caindo,hoje tem seu trunfo no Fatah na Cisjordânia e na dinastia Hariri no Líbano.
Sarkozy,Obama,Arábia Saudita e Israel neste momento se unem contra a ascenção regional do Irã.
Dois acontecimentos recentes trouxeram o alarme vermelho a Washington.Reunidos lado a lado os presidentes do Irã e do Iraque juraram "aliança mútua e sem limites"e endossaram"os E.U.A fora do Iraque".A retirada é inevitável,mais o Irã demonstrou que o futuro do Iraque pós-Saddam está agora se distanciando cada vez mais de Washington.
E os Presidentes de Irã e Paquistão assinaram a construção de um grande gasoduto que sairá do Golfo Pérsico atravessando os dois países e irá abastecer a gigante Índia.Juntamente com o títere de Washington,o Presidente Karzai do Afeganistão assinaram um "tratado de segurança"e disseram que desejam "os E.U.A fora da Ásia Central".De miúdo a Índia se levanta dando suporte ao Irã e fortalecendo seu pedido de ingresso a SCO(Cooperação de Xangai).
A essa reviravolta que inclui a retirada de "tropas da O.N.U"do cáucaso fazendo a Rússia usar seu poder veto no Conselho de segurança das O.N.U,Washington respondeu com a tentativa de desestabilizar o Irã que se ergue.

Nenhum comentário: