segunda-feira, 15 de junho de 2009

Brizola não é Garotinho

Muitos amigos e membros da esquerda abominam a figura de Leonel Brizola.Eu mesmo tendo muitos pontos divergentes a figura de Brizola,ao trabalhismo,aos CIEP´s e tudo mais.As tensões entre PT e PDT,socialismo e trabalhismo,só almentam mais ainda a confusão e levam-se aos extremos.Brizola sempre foi polêmico,chamar Lula de "sapo barbudo",não é bem um convite a tolerância...mais é por isso mesmo que o admiro.Por dizer oque precisa ser dito,oque pensa,mesmo que eu não concorde com oque ele diz,isso é algo que admiro.Brizola sempre foi um provocador,adorava uma boa polêmica.Sua fala firme e sua pose implacável,o associou muitas vezes a um estilo polêmico de fazer política que uns chamam de "populismo",outros de "demagogia".Alguns chegaram a vê-lo como um puro fascista.É essa figura que vive na mente daqueles que a ele se opõe.
Ainda não estou certo do quanto de socialismo e oportunismo há no trabalhismo,uma reflexão recorrente a quase toda ideologia que se diz de "esquerda".Mais uma ideologia que prega um estado de bem-estar social,distribuição de renda,garantias de emprego e defesa ao patrimônio nacional se não é socialista,tem grandes convergências.
Daí a compatibilidade de unir socialistas e trabalhistas contra os "partidos tradicionais","de centro" e de direita que tanto mal fazem ao país.Hoje PT e PDT estão unidos no governo Lula...mais não por que socialistas e trabalhistas gostem...
Justamente aqueles que mais se dizem "defensores"do legado de seus partidos(PT ou PDT)são os que mais abominam a aliança que acusam de "fisiologismo"-ou seja,o PDT só quer cargos.Afirmam que se Brizola estivesse vivo tal aliança jamais ocorerria!
Eu não vou especular sobre as decisões de alguém que não está aqui para demonstrar seu ponto de vista.
Mais entre os "baluartes"da esquerda o ministro Lupi,não passa de um oportunista e que jamais o "PDT legítimo"ou o "PT legítimo"se apoiariam mutuamente.
Na Nova República houve uma verdadeira "guerra"entre PT e PDT pelos votos de esquerda e tal até hoje deixou sequelas e cicatrizes profundas dos dois lados.
Em geral para os partidos de esquerda menores "nem PT ,nem PDT prestam".A exceção é o PCdoB,com qual o PT tem sólida aliança e afinidades.
O irônico é que para denegrir o "outro lado",petistas e trabalhistas usam os mesmíssimos argumentos,que são os mesmos que se hororizam quando são usados contra eles pela direita.O "outro"é "populista",ou "demagogo",e só visa "entorpecer o povo"e ganhar as próximas eleições.
E ainda sem se dar conta adotam o conceito de "modernidade",tema ilusório,inventado e incentivado pela direita.O "outro",representa "práticas atrasadas de fazer política",são "clientelistas".Ou seja,representam valores ultrapassados enquanto eles são "a esquerda atual(moderna)e autenticamente sintonizada com a sociedade,que representa o Brasil de hoje,enfim o verdadeiro espírito do povo brasileiro".
E baseados nisso brigam entre si e abrem espaço para a direita e "o centro"ganharem as eleições.
Nem começo a comentar a visão de PT e PDT sobre a maioria dos partidos menores de esquerda..."estes estão sempre equivocados".
Vamos crer que então o PT é um partido oportunista e o PDT um bando de fascistas travestidos de esquerda.Esqueçamos suas lutas,história e biografia...
Ué?Mais seus ideais não tem vários pontos em comum?Não disputam as eleições contra o campo mais conservador da sociedade?
Ora,PT e PDT tem a obrigação de pôr suas diferenças de lado e honrar seus ideais para avançar o projeto de esquerda!Do que adianta brigar e todos perderem?
Os partidos menores de esquerda tem obrigação sim de dar respaldo a essa união e apoio para que siga-antes "demagogos"que alimentam o povo dos que os que o matam de fome.
Depois discutam as diferenças entre trabalhismo,socialismo e marxismo e a sinceridade de seus partidários.
Depois discutam se preferem Prestes ou Vargas.
As noções de populismo e demagogia são sempre reais para acusar os outros,mais quando é com eles tal noção não existe e é "invencionisse".Deixem disso!Populismo é a nova versão da direita denegrir jocosamente qualquer político que tome medidas a favor do povo carente!!!
A direita não queria saber se Vargas era ou não fascista para taxa-lo de "populista",assim como não querem saber se Lula é ou não corrupto para o taxarem do mesmo!
Deixemos esta concepção e suas variantes fraudulentas!
No fim toda a balela entre PT e PDT se resume a um crer que o outro é falso em suas intenções.
A esquerda carioca tem em mente um Brizola que é como Antony Garotinho.Eu tenho pouca idade,não senti na pele e não vivi todos os atos do personagem histórico que foi Leonel Brizola,mais é óbvio que ele não foi um Garotinho!Com tudo oque possa ter feito de errado,Brizola tem uma obra histórica para mostrar e quando governou fez atos de grande relevância.Arregaçou as mãos e não viveu só de politicagem.Se usou o Rio como plataforma política e depois dele todos seguiram o mal exemplo,Brizola dirigiu o estado aplicando seu ideário trabalhista e não apenas fazendo retórica.Garotinho também fez alguma coisa,seu erro principal é se "apropiar de feitos alheios"e mudar para onde ruma o vento.Brizola tem história,ideário e obra,concordemos com ele ou não.
Quais os ideais de Antony Garotinho?
Não enxerguemos Brizola pela sombra de alguns de seus "pupilos"tenebrosos que marcaram a vida do Rio como Marcello Alencar,César Maia e o própio Garotinho,entre tantos outros.
Eles estiveram longe...muito longe do que foi Brizola.
Não há sentido em caminharmos em lados opostos e com nossa divisão enfraquecermos todas as lutas dos movimentos populares!
Nos unamos contra o inimigo comum ao qual estamos de acordo-representa o pior da vida política brasileira.
Depois nós vemos quem representa oque,depois que o ambiente político já estiver bem mais iluminado sem as trevas das políticas neoliberais e criminalizadoras da pobreza.

Nenhum comentário: