terça-feira, 16 de junho de 2009

Pelo oque eles protestam


A imagem do povo iraniano saindo as ruas em apoio a Mosauvi contestando a reeleição do Presidente Ahmadinejad tem verdades sutis e problemas complexos um pouco turvos diante da mera questão eleitoral,antes porém me cabe esclarecer mais alguns pontos que Mosauvi vem usando para desqualificar o pleito:
1)Uma pesquisa chegou a mostrar Mosauvi na frente...
-Em geral todas as pesquisas,inclusive de redes estrangeiras e independentes sempre apontaram larga vantagem de Ahmadinejad.Em geral,Ahmadinejad com cerca de 60% e Mousavi com cerca de 30%.No final,Mousavi chegou a crescer alcançando os 40%.A única pesquisa em que Mosauvi apareceu na frente foi feita por um instituto contratado pelo própio Mosauvi...e como vemos destoa escandalosamente de tudo.

2)A votação foi feita nacionalmente e não por províncias como era feito sempre...
-Os votos locais foram apenas se somando aos já computados em outros locais,mais a votação mostrou sim os resultados regionais se não como o própio Mosauvi alega que as urnas lhe deram poucos votos em Teerã e Tabriz?Ele soube por que os resultados regionais foram contados sim e só depois somados ao nacional.

3)A contagem durou apenas 4 horas,é impossível manualmente fazer esta contagem neste curto período de tempo nessa que foi uma das maiores eleições da história do país...
-Com certeza,foi uma das mais participativas eleições da história do Irã e surpreendeu o colégio eleitoral que não esperava tanto.Mais quem esteva mesmo com pressa de terminar a contagem?Mousavi se declarou "vencedor incontestável"pouco depois que começou a contagem,se foram apuradas 20% das urnas foi muito!E as parciais dando ampla vantagem a Ahmadinejad!Que candidato se declararia vencedor nestes termos,antes mesmo da maioria dos votos ser contados?
O colégio eleitoral teve que dar resposta a Mosauvi e correr contra o tempo já que tal já se auto-proclamara vitorioso antes da contagem!
Se houve "pressa incomum",ela veio de ambos os lados...
E não muda a vitória de Ahmadinejad prevista desde o início por todas as pesquisas em larga vantagem.

4)Houve a maior manifestação desde a Revolução islâmica em apoio a Mosauvi...
-Interessante como a mídia disse o mesmo sobre a tal "Revolução dos cedros"no Libano.No mesmo dia houveram dois protestos no Líbano-um pró-ocidente que foi chamado de "a maior manifestação do Líbano desde a guerra civil"....outro comandado pelo Hezzbolah reuniu o TRIPLO de manifestantes e sobre este nenhum "lema ufanista".Hoje mesmo mais cedo como disse antes "o grande protesto da oposição que tomou o Irã"reuniu 2.000 pessoas numa avenida em Teerã...enquanto ali perto 10.000 comemoravam a vitória de Ahmadinejad.
Agora a "maior manifestação desde a revolução Islâmica"não chegou a tomar um quarteirão e a mídia esquece de dizer que ela contou aqueles que saiam apoiandio Ahmadinejad também como "participantes do protesto"...
Foi com certeza a maior manifestação de apoio a Mosauvi,mais com certeza não foi tudo isso que foi noticiado por "algumas emissoras"...

5)Os opositores vem sendo presos e reprimidos...
-A ordem de prisão ao ex-presidente Khatami e seus partidários,entre eles Mosauvi vem de antes mesmo do pleito e o própio Mosauvi só não havia sido detido antes por que contava com "imunidade eleitoral",com o fim das eleições tal imunidade acaba...será por isso que ele quer "novas eleições"?...neste caso continuará imune por mais um tempo...
E foram presos por "corrupção"praticada antes mesmo dele vir concorrer a presidência.
Mosauvi está usando os manifestantes como "escudo"para subverter decisões judiciais.

Aqueles que saem as ruas de Teerã,em especial a classe média,mulheres e jovens tem motivos para não se sentirem representados pelo regime e por Ahmadinejad.O partido comunista Tudeh tem motivos para protestar contra sua exclusão da vida política iraniana.
Desta vez Mosauvi se tornou a figura emblemática,aquele que representa seus anseios.Para isso esquecem que os "reformistas" de Mosauvi arruinaram a economia iraniana nos anos 90,cortaram a assistência aos pobres,tentaram condicionar o país aos interesses norte-americanos,só falhando por que quem manda mesmo no país é o conselho dos Guardiões e esquecem dos inúmeros escândalos de corrupção que respondem,tais escândalos que hoje fazem Mosauvi ser "persona non grata"em sua terra natal,Tabriz.
E esquecem o principal:a vitória de Mosauvi é fraude!Ninguém acreditava numa virada de jogo,a "suposta vitória" foi surpresa até pra eles e logo desmentida pelos fatos.
Aqueles que estão nas ruas de Teerã não protestam por que acham que Mosauvi foi vitorioso e sim por que não acreditam no sistema iraniano,por querem diante da vitória de Ahmadinejad se fazerem ouvir.Querem exclamar"nós também somos o Irã!!!".E o querem por que o Irã vem os esquecendo sumariamente.
É um reclame e uma voz legítima mais deveriam ter um porta-voz melhor que o desacreditado Mousavi que só engana mesmo aqueles que depositaram nele seu voto.Essas eleições chegaram a aproximar os reformistas das classes populares com seu discurso de liberdade as mulheres e jovens.Mais as classes populares votaram é em Ahmadinejad por que sabem que o preço de eleger Mosauvi é a volta das políticas anti-sociais e criminalizadoras da pobreza e uma subordinação aos interesses dos E.U.A de intervir no Irã,além da volta da elite mais corrupta que já governou o Irã desde o Xá Pahlevi.
A miopia dos que hoje protestam a favor de Mosauvi é justamente em te-lo como representante de suas causas e por isso mesmo desacredita-las.
A maioria jamais quis saber de política,agora saem as ruas como "pessoas politizadas".Acham mais importante o direito de terem um tênis Nike,mesmo a custa do fim das políticas que dão aos pobres um prato de comida.São os encantados com a "modernidade",não importa o quão injusta e corrupta venha a ser.Adorariam transformar todo o Irã numa "grande Dubai".Os pobres?Ah,os pobres nem deveriam ter direito de votar...veja oque fazem,elegem pessoas como Ahmadinejad.A escolha deles é certa,pois são "a vanguarda"e os demais são "cegos,reacionários e fanáticos".Não importa se "esses cegos" são cerca de 60% das pessoas e eles só 30%...a necessidade deles é maior,por que "eles sabem oque é melhor para todos,afinal é por isso que vão aos E.U.A e Europa se diplomar".É ao lado desse tipo de gente que está o partido comunista Tudeh?É ao lado dessa gente que estão os grupos sérios de direitos das mulheres e jovens?
Depois não sabem por que a maioria da sociedade iraniana lhes vira as costas.
Terminar tendo a figura de Mosauvi como "símbolo",os marcará por muito tempo na sociedade iraniana e os afastará ainda mais daqueles que anseiam representar.

Nenhum comentário: