sexta-feira, 26 de junho de 2009

BREVE HISTÓRICO DO TUDEH:FESTA DO IRÃ-PARTE 2


A queda do governo da burguesia na Rússia,levou a uma maior oportunidade para os trabalhadores iranianos que vivem no país a aumentar suas atividades político-sociais e estabelecer o seu partido.
Este foi no entanto,em certa medida reduzido em agosto de 1.918 com o ataque militar imperialista dos governos ocidentais contra o primeiro Estado socialista na face de nosso planeta,bem como a invasão de seus estados do sul.
No entanto,os social-democratas iranianos sob a liderança do "Edalat"e "Hemmat"continuou sua luta contra o imperialismo e reacionários internos.

Na sequência da derrota das forças britânicas e do exército branco pelo exército vermelho,o movimento de libertação nacional atingiu novos patamares no Irã.
Em Gilan,no norte do Irã,social-democratas,em conjunto com revolucionários,intelectuais,camponeses e partidários do "Movimento Selva"encenaram uma revolta,unidos,e formaram a República soviética de Gilan.
Neste contexto em junho de 1.920,o primeiro congresso dos social-democratas iranianos foi convocado em Anzali(um porto iraniano,ao norte)e foi fundado oficialmente o Partido Comunista do Irã.
Segundo a ata do congresso participaram 51 delegados de 9 convidados compareceram no evento.
Nesse período as políticas foram dominadas pela extrema-esquerda.
Ao alterar a composição do comitê central e a eleição de Heidar Amou Oghly como líder do partido comunista do Irã conseguiu-se travar esta tendência.
A parte que participou ativamente no primeiro congresso do povo oriental que foi organizado pelo comitê executivo do Comintern em 1 de setembro de 1.920,e realizou-se em Baku.
Heidar Amou Oghly foi um dos oradores no Congresso,aonde foram eleitos os 48 membros do conselho executivo da publicidade do leste do povo do congresso.
Não foi muito tempo depois da fundação do Partido Comunista do Irã que a reação interna e o imperialismo britânico traçam uma dolorosa conspiração contra o partido.Agentes do governo britânico,que queriam a derrota dos soviéticos e da República de Gilan,do Movimento Selva se infiltraram e preparam-se para enganar seus líderes com um enredo cuidadosamente planejado.
Mirza Khan Kouchak assassinou Heidar Amou Oghly e uma série de figuras proeminentes do movimento de libertação e ordenou um ataque brutal contra o Partido comunista do Irã e organizações em Rasht e Anzali,as duas principais cidades do Gilan.
Ao mesmo tempo,o governo central,que estava esperando por uma oportunidade como esta,enviou suas tropas para Gilan para acabar com a resistência da revolucionária república.
Foram os comunistas contra as balas dos invasores e acabaram presos nos calabouços reacionários.Isto marcou o fim da atividade política do Partido Comunista do Irã,e mais uma vez foi forçado a atuar na clandestinidade.


Uma das principais áreas de atividades do Partido Comunista era ensinar e promover a ideologia do marxismo-leninismo.Para apreciar o resultado deste trabalho perseverante,é preciso só um olhar para o crescimento e a propagação do pensamento marxista revolucionário no Irã,neste momento e ao florescimento de movimentos em diversas áereas.
Após o estabelecimento da ditadura do Xá Reza Pahlevi em 1.925,as pressões das forças reacionárias sobre o movimento comunista e trabalhadores aumentaram dramaticamente.
Durante estes anos de lutas da classe trabalhadora iraniana em geral e entre os empregados da indústria do petróleo em particular,foram ganhando força contra as decisões reacionárias e o imperialismo britânico.
O Partido comunista do Irã,por conseguinte,fundou a União dos Trabalhadores do Petróleo em 1.925 e,dois anos mais tarde,o sindicato foi forçado a atuar na clandestinidade.
O Partido comunista do Irã também se envolveu em outras áereas da luta do povo iraniano.
Organizações de mulheres e jovens foram criadas como resultado do processo democrático das atividades comunistas iranianas.Em 1.923 o "Peyk-e-Saadat e Nesvan"(mensageiro de prosperidade da mulher)foi formado e em 1.926 o grupo de mulheres "Bidarye Ma"(Nossos Awakening)foi estabelecido.Com a intenção de acabar com o movimento democrático no país,a ditadura do Xá Reza Pahlevi intensifica a repressão ao movimento comunista e em 1.929 passa uma lei infame proibindo todas as atividades comunistas no Irã,posteriormente conhecida como "lei negra".
Esses anos também são marcados pelo aparecimento da liderança do Doutor Taghi Arani no Partido Comunista do Irã.
A nova liderança do partido,procura unir as fileiras da organização,lança uma revista teórica chamada Donya(o mundo)no início de 1.932.Um ano mais tarde,por decisão do comitê central do partido,Donya tornou-se parte do órgão do Partido Comunista do Irã.
Em 1.936,o Xá Reza Pahlevi consegue capturar o Doutor Arani e seus associados conhecidos como o grupo dos 53.Apenas dois anos mais tarde,sob a pressão pública,o regime foi forçado a julgar os presos comunistas.O julgamento,de fato,se volta contra a ditadura.
Em uma perspectiva histórica após 6 horas de defesa,aonde o Doutor Arani expõe abertamente o regime fantoche do Xá Reza Pahlevi,e defende os princípios da liberdade,da democracia,do progresso social e as idéias do socialismo científico.
Tendo dedicado sua vida à defesa de nobres ideais humanos,Arani mais tarde foi assassinado na prisão.
O Xá Reza Pahlevi tinha entrado em uma aliança secreta com a Alemanha Nazista de Hitler dando bases no Irã para um possível ataque a União Soviética e encerrado os pedidos de encerrar essas bases.Em 25 de agosto de 1.941,as forças aliadas entraram em território iraniano.
O Xá Reza Pahlevi é forçado a fugir e os britânicos trazem seu filho Mohammad Reza ao poder.


Aproveitando o vácuo criado após os acontecimentos de agosto,o Partido Tudeh do Irã é formado em setembro de 1.941 para continuar o trabalho do proibido Partido Comunista do Irã,em condições de reabrir atividades.


Após a queda da ditadura do Xá Reza Pahlevi,com as novas condições existentes,um grande número de presos políticos foram libertados.Estes incluíam o antigo grupo do Doutor Arani,o grupo dos 53,como ficaram conhecidos que aderiram à ideologia comunista.
Os primeiros alicerces do Tudeh no Irã,foram estabelecidos por estes comunistas.
Em 29 de setembro de 1.941,a fundação da conferência sobre o TPI foi realizada em Teerã,sob a presidência de Soleiman Eskandari Mohsen,um dos renomados combatentes do movimento de libertação nacional.
Foi eleita uma comissão provisória de quinze membros que emitiu uma declaração descrevendo parte do programa do partido,em princípio e anunciou que o Partido dos Tudeh do Irã estava formado,a fim de alcançar a democracia,salvaguardar a independênciia nacional do Irã e sua soberania e se esforçar para trazer reformas urgentes no interesse do povo.


O Tudeh parte do Irã em confomidade com seu nome(O Partido do povo do Irã),destinado a mobilizar amplas camadas das massas trabalhadoras em uma clara perspectiva de luta,usando todos os meios de atividades abertos.
Para este fim,teve como objetivo corrigir slogans táticos a pedidos dos novos tempos e para reunir todas as forças progressistas em uma frente unida com base no interesse comum de todos.
Numa altura em que a ditadura foi a ameaça mais imediata,o recém-formado partido apresentou o lema de todas as classes-liberdade contra a ditadura reacionária.
Logo funcionando como um partido,o Tudeh cresceu rapidamente se tornando um ator importante e influente na política iraniana.
Este crescimento foi resultado do TPI da compreensão das condições específicas do momento e da sua capacidade para responder às demandas das massas.
Como havia sido formado por parte de antigos membros do Partido Comunista do Irã,de início gozava de confiança de consientes extratos da classe trabalhadora.
Logo outros extratos dentro da população ativa,ansiosos de organização e prontos para a luta se reuniram em torno do partido.
A história do TPI é enriquecido com significativa experiência política e organizativa. Fileiras do partido foram consolidadas na luta contra a reação interna, todas as formas de colonialismo eo imperialismo.
A iniciativa parte utilizada para encontrar os melhores meios de combate a qualquer momento, mas às vezes ela também cometeu erros.
Tanto o avanço e os erros do Partido têm servido como guia para posterior combatentes na sua luta.
Em um ano, o Partido tinha formado extensa organizações, em muitos municípios e províncias.
A parte mais importante desta organização foi convocada sua primeira conferência,em outubro de 1.942 com 120 participantes.
Um novo programa foi ratificado por parte desta conferência, que identificaram novas arenas para o Partido.
Em 1944, depois de ter avaliado a sua cada vez maior força, o Partido decidiu entrar para as eleições para o parlamento.
Oito dos candidatos do partido foram eleitos para o Parlamento e formaram a Tudeh facção, que funcionou de forma eficaz no longo período de dois anos do 14º Parlamento.


"Liberdade para todos,Pão para todos,Cultura para todos,Cuidados de saúde para todos"

O partido e sua facção parlamentar comprometeu-se a apresentar planos que respondam as demandas urgentes da população.
Estes incluíram entre outros elaboração de uma legislação laboral, a reforma do ato de emprego, a revisão da lei eleitoral, a reforma do sistema judicial, realizando a reforma agrária e as reformas econômicas, com vista para a industrialização do país, e garantir a igualdade de direitos das mulheres.
A facção Tudeh faria tudo ao seu alcance para a concretização do seu programa e cooperação com outros deputados progressistas.
Em paralelo com a ampliação do Partido organizações, sindicatos democráticos também foram se desenvolvendo rapidamente.
Em 1º de maio de 1.944 após uma longa luta,o Partido conseguiu unir todos os sindicatos em uma organização nacional,o Reunificado Conselho Central dos trabalhadores do Irã.
Esta organização começou com 50.000 membros e em um curto espaço de tempo cresceu para incluir mais de 90% da classe trabalhadora do Irã em suas fileiras.
Um dos resultados do Partido da incessante procura para a formação de uma frente unida foi a fundação do "Liberation Front" com os editores de vários jornais e revistas, o que coincidiu com o primeiro congresso do Partido.
Assim, com os esforços do TPI para a primeira vez na história da luta do nosso povo foi formada uma frente unida de elementos com vistas diferentes, organizados em torno de objetivos comuns.
Um dos aspectos mais importantes do Partido na luta durante este período foi a sua campanha contra o nazi fascismo.
Julho de 1.946 tem um lugar importante na luta anti-imperialista no Irã.Neste dia dezenas de trabalhadores heróicos que participaram da greve perderam a vida,mais uma vez demonstrando a determinação da classe trabalhadora iraniana contra as influências imperialistas no Irã.
Na época,os britânicos da Oil Company,com a ajuda da família Pahlevi tinham formado um poder eficaz dentro do governo iraniano,pilhado os recursos do petróleo e explorado selvagemente milhares de trabalhadores iranianos.
Paralelamente a também selvagem exploração promovida pela Companhia British Petroleum.
A última greve antes de julho de 1.946 foi vitoriosa nos campos petrolíferos de Aghajari e durou de 1º de maio a 5 de junho.
A queda do Xá Reza Pahlevi com a derrota de suas políticas reacionárias deram as organizações civis a oportunidade de progressivamente se reorganizar.
A vitória contra a Alemanha Nazista e o Eixo alterou o equilíbrio de forças a favor dos defensores da independência,da democracia e do socialismo.
Estas condições levaram a um aumento nas fileiras da classe trabalhadora e o movimento comunista no qual os póvos colonizados lutaram para obter independência nacional.
No Irã também as forças progressistas usaram essas condições favoráveis para o relançamento da luta contra a ditadura e pela democracia.
Em meados de 1.945 a reação encenando um ataque contra o movimento democrático e a classe trabalhadora liderou os ataques contra o Partido Tudeh do Irã,ao conselho central,Raiding e seus escritórios em Teerã,Mazandaran e Esfahan.
A classe dirigente impediu a eleição do 15.
O povo iraniano enfrentaram duas opções: ou se render à ditadura ou de colocar-se uma dura resistência contra ela.
Na sequência de uma decisão do DPA, foram formados grupos guerrilheiros, nas zonas rurais, que desarmou os gendarmes.
Inicialmente o movimento triunfou no Azerbaijan,aonde chegou-se a fundar a República autônoma do Azerbaijan.
A principal força motriz por trás do movimento de 21 de dez. Eram, os trabalhadores, camponeses, intelectuais e uma grande proporção da população ativa. O movimento também atraiu a atenção a burguesia nacional, os pequenos e médios proprietários rurais, para a luta contra a grande burguesia e latifundiários feudais.
O órgão do governo democrático Azarbaijan realizou reformas fundamentais nos reacionários aparato estatal em favor do povo.
No fim,o governo central foi obrigado a recuar e aceitou negociações pacíficas.
Estas negociações foram realizadas em Junho de 1946 e um acordo oficial foi assinado entre o governo central e os governos democráticos nacionais de Azarbaijan em 14 de Junho de 1946.
O governo central, em seu decreto de 23 de Abril de 1946 eo acordo de 14 de Junho de 1946, aprovado da natureza democrática do 21 dez movimentos e comprometeu-se a difundir os princípios da democracia no Irã.
Por sua vez, o órgão de governo democrático Azarbaijan acordado para funcionar como um governo provincial e nacional, dentro dos limites do país.
O Azarbaijan governo nacional colocou o exército popular no controle do Ministério da Defesa, a organização guerrilheiros sob o controlo de segurança das instalações, e não resistiu a forças armadas enviadas para Azarbaijan pelo governo central, sob o pretexto de "fiscalizar as eleições parlamentares do dia 15."
Segundo o acordo alcançado, o governo central era o seguinte: atribuir 75% dos rendimentos do Azarbaijan para si, reconhecer a linguagem, a par do Azari língua persa (farsi) e alargar as reformas democráticas para o conjunto do país.
Na sequência da aceitação destas exigências do governo central expedidos força militar para Azarbaijan sob o pretexto de fiscalização das eleições.
O DPA tinha confiança no acordo que tinha feito com o governo central.
Desconhecendo das parcelas relativas imperialista "DPA intenções separatistas" e no interesse da paz considerando a posição do Irã e do equilíbrio de forças no mundo, decidiu não recorrer à resistência armada.
Mas o governo central espezinhados seus acordos debaixo dos pés e ordenou a sua expedição forças militares, para esmagar o movimento democrático do povo pela força.
O governo nacional de Azarbaijan foi a fonte de muitos serviços importantes para os povos da Azarbaijan; o estabelecimento de grandes indústrias, a execução de um controlo rigoroso sobre importações estrangeiras, no interesse do mercado interno, indústrias, a nacionalização do comércio, o açambarcamento de mercadorias foi lutou contra, o "Banco de Azarbaijan" foi fundada, a tributação indireta foi baixado no interesse das pessoas e os impostos foram recebidas capitalistas e latifundiários, progressiva do trabalho e da segurança social leis foram ratificados.
O governo nacional de Azarbaijan realizado fundamentais reforma agrária em terras feudais que foram confiscadas e distribuídas entre camponeses e sem-terra.
O governo nacional tomou passos importantes na preparação do terreno para o florescimento da cultura Azari, entre elas estão: o reconhecimento de Azari idioma como língua oficial da Azarbaijan, a fundação de Tabriz universidade e um novo sistema educacional, a criação de bibliotecas instalações ea publicação de mais de 50 revistas e jornais em língua Azari, a fundação da Rádio Tabriz, o município de poetas e escritores, do teatro universitário e da Orquestra Filarmônica de Azarbaijan. O governo nacional chamou especialmente a atenção para o estado de saúde através do financiamento de diversos hospitais e centros de acolhimento de crianças.
Embora a vida deste governo foi curto, é preciso dizer que, os seus incansáveis esforços, no interesse do nosso povo foi um dos brilhantes páginas da história do Irã.
O TPI tinha uma cooperação muito estreita com o movimento democrático na Azarbaijan desde o início.
Esse movimento impediu a própria reação do estadiamento um ataque sobre o TPI e criou uma atmosfera que ajudou a aumentar a sua influência.

Nenhum comentário: